8.5.08

continuam...

... as reacções às palavras de Geldof anteontem.
Afinal não somos só nós (eu e ele) que estamos de acordo. Hoje, no Público a saga continua, com palavras de diversas organizações internacionais. Todas elas chegam à mesma conclusão: toda a gente sabe mas toda a gente tem medo de o dizer.
Bem... eu pessoalmente, como não tenho grande coisa a perder, acho que posso continuar ir dizendo...
Aliás, não me esqueço nunca das notícias que passaram por cá e pelo mundo aquando do casamento da 2ª filha do sr presidente de Angola... aquilo é que foi uma festa. Mas à custa do quê? De quem?
De facto, numa coisa, o jornalista do Jornal de Angola está certo ao elogiar "o esforço do Governo de Angola para fazer avançar o país "a um ritmo invejável" (...) "fazendo do caos da guerra uma terra prometida, onde todos têm uma oportunidade e uma vida decente".

É mesmo uma questão de oportunidade... ou deverei dizer de... oportunismo?

Diz a sabedoria popular que em terra de cegos quem tem olho é rei... e é essa uma das leis que vigoram por lá. Quem pode, e com o passar do tempo viu avariar-se em si, aquele pequeno botão vulgarmente chamado consciência, faz por fazer valer a sua influência para retirar algum proveito de toda e qualquer situação.
Não se percebe como é que uma terra tão rica tem tanta miséria. Ali sim, pode dizer-se que o dinheiro não trouxe felicidade. Pelo menos não trouxe para a maioria da população. É que imagino que, será muito mais dificil viver na pobreza no meio de tanta riqueza...

Haverá esperança? Há... há sempre esperança. Enquanto existirem pessoas que não têm medo de falar, e não só falar mas viver em conformidade com as críticas que apontam há esperança que o seu botãozinho chamado "consciência" não se avarie...

A minha homenagem àqueles que em Angola, dentro do próprio MPLA ou entre a geração mais jovem de quadros reformistas que regressam ao país, estão a tentar mudar as coisas no bom sentido.

Os que o fazem em Angola ou em qualquer outro lugar.

Sem comentários: